GREENWASHING: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DESSE TERMO?
Você que está cada vez mais envolvido no universo ESG certamente já ouviu falar do termo greenwashing, mas você sabe o que ele significa? Greenwashing é um termo usado quando uma organização gasta mais tempo e dinheiro se promovendo como sustentáveis do que realmente minimizando seu impacto ambiental.
É um método de publicidade enganoso para ganhar consumidores que optam por apoiar empresas preocupadas em melhorar o planeta ou ainda tentando ganhar investidores mais despreparados.
O desafio de identificar o greenwashing está se tornando mais difícil à medida que as preocupações ESG se tornam comuns para investidores e empresas de portfólio, levando a uma explosão no número de produtos de investimento rotulados como sustentáveis.
Para os investidores, infelizmente não há uma maneira fácil de determinar se o investimento é ESG de verdade. Porém, há algumas ferramentas à disposição que podem auxiliar. O ideal é buscar informações sobre as companhias para verificar se elas têm uma trajetória consistente nessa área, e se seu discurso é, de fato, coerente com suas práticas.
E para as empresas a dica é: cuidado para não adotar estratégias que levem sua organização ser vista como
Greenwashing. Isso poderá manchar por muitos anos a imagem da sua empresa.