O Valor da Cultura de Segurança!
by Jailton Silva
Em 2009, um estudo usando a Curva de Bradley™ mostrou uma correlação direta entre a força cultural de uma organização e o desempenho de segurança de uma organização, incluindo a taxa de frequência de lesões e o desempenho de segurança sustentável. Usando dados coletados na dss+ Safety Perception Survey™ desde 1999, a Curva de Bradley™ mostra que uma cultura de segurança bem-sucedida capacita as pessoas, ao mesmo tempo que melhora a qualidade, a produtividade e os lucros.
As etapas Da Curva de Bradley™
A Curva de Bradley™ identifica quatro estágios de maturidade da cultura de segurança: reativo, dependente, independente e interdependente.
1️⃣ Estágio reativo – As pessoas não assumem responsabilidade e acreditam que a segurança é mais uma questão de sorte do que de gerenciamento e que “acidentes acontecem”. Com o passar do tempo, acontecem mesmo.
2️⃣ Estágio dependente – As pessoas encaram a segurança como uma questão de seguir as regras elaboradas por alguém. As taxas de acidente diminuem e a equipe de gerenciamento acredita que a segurança poderia ser controlada “se as pessoas só seguissem as regras”.
3️⃣ Estágio independente – As pessoas assumem a responsabilidade pela própria segurança e acreditam que podem fazer a diferença com suas ações. Os acidentes diminuem ainda mais.
4️⃣ Estágio interdependente – Em uma cultura de segurança madura, a segurança é verdadeiramente sustentável, com taxas de lesões próximas de zero. As pessoas se sentem habilitadas a agir conforme necessário para trabalhar com segurança e assumem responsabilidade por si mesmo e pelos outros. Elas conversam ativamente com outros para entender seu ponto de vista.
As decisões são tomadas no nível apropriado e as pessoas vivem de acordo com essas decisões. A organização obtém benefícios significativos para os negócios por meio de maior qualidade, maior produtividade e aumento de lucros.
Em qual estágio está a Cultura de Segurança na sua empresa?
Ao infinito e além